Instituto Pensar - Uma revolução brasileira a partir da realidade e do potencial do país

Uma revolução brasileira a partir da realidade e do potencial do país

por: Iara Vidal 


Foto: PSB Nacional

Uma revolução socialista deve ser gestada a partir do olhar sobre a realidade, a cultura, as potencialidades e a criatividade do povo brasileiro. Essa premissa é o guia central da Autorreforma do PSB, que propõe um projeto de desenvolvimento estratégico pensado para o Brasil com base em suas imensas potencialidades.

Leia também: "Socialismo Criativo é uma expressão da alma brasileira?, diz Jorge Horta

Revolução brasileira segundo Caio Prado Júnior

A ideia está de acordo com conceitos propostos pelo historiador Caio Prado Júnior na obra "A Revolução Brasileira?. Nesta quarta-feira (7) o tema foi abordado durante a terceira live do ciclo organizado para debater a Autorreforma do PSB e a revolução brasileira no século 21, a partir da concepção do pensador brasileiro.

Participaram do evento o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli, e como convidado, o filósofo José Luiz Borges Horta. O integrante do Diretório Nacional do PSB James Lews mediou o encontro.

"Quando se diz que precisamos pensar numa revolução brasileira a partir da realidade e da potencialidade do país e com as riquezas que ele tem, é isso que estamos buscamos colocar na Autorreforma do PSB. Um projeto para o Brasil a partir das grandes potencialidades que ele tem, que são imensas.?
Carlos Siqueira

A modernização, o crescimento e a transformação de países como China e a Índia em potências mundiais são frutos de inovações da capacidade de sua própria gente, observou Horta.

"O Brasil é uma usina de ideias e o socialismo criativo é uma expressão da alma mais profunda do brasileiro. Se a quarta revolução industrial é precisamente uma revolução de ideias, o país tem tudo para estar à frente desse processo.?
Jorge Horta

No livro 4 da Autorreforma, o PSB propõe a reindustrialização do país a partir do renascimento criativo da indústria usando as novas tecnologias, observou Leonelli.

"A criatividade e a diversidade cultural é o princípio da identidade brasileira e é fundamental para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento. A criatividade nos séculos 20 e 21 é um elemento absolutamente preponderante, inclusive na economia. As pessoas não fabricam mais carros, fármacos. Elas fabricam ideias criativas.?
Domingos Leonelli

O encontro foi organizado pelo Instituto Pensar e pelo site Socialismo Criativo, em parceria com o PSB Nacional.

Com informações do PSB Nacional



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: